Pós-Graduação lato sensu
Jornalismo Científico

Edição 2019/2020

ES-647 | Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia

Docente: Greciely da Costa
E-mail: greciely@gmail.com
Horário: Segundas-feiras
Local: Sala de Aula - Labjor

Ementa

Essa disciplina tem como objetivo produzir uma reflexão sobre a linguagem, a partir dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso, de modo a compreender como um texto jornalístico-científico produz sentidos, pelo funcionamento da autoria, do efeito-leitor e do trabalho de interpretação. Propõe-se a análise de diferentes formas de textualização da ciência, levando-se em consideração a formulação, a constituição e a circulação dos discursos de divulgação do conhecimento.

Programa

⇒ A noção de discurso e de análise de discurso

⇒ A questão do sujeito e da autoria na linguagem

⇒ O funcionamento discursivo da mídia e do digital

⇒ Discurso, história e ideologia

⇒ Discurso e texto

⇒ Dispositivos de interpretação

⇒ Processos de produção de leituras

⇒ A articulação entre jornalismo, ciência e tecnologia: o discurso de divulgação científica.

⇒ Discurso e silêncio: O dito e o não dito, as interdições e seus efeitos

Bibliografia

– AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. A encenação da comunicação no discurso de divulgação científica. In. Palavras incertas. Campinas : Editora da Unicamp, 1998.

– DIAS, Cristiane. Análise do Discurso Digital: sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes, 2018.

– GUIMARÃES, Eduardo (Org.). Produção e Circulação do Conhecimento: Estado, mídia e sociedade. Campinas: Pontes, 2001.

– ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1983.

__________. Interpretação, Petrópolis, Ed. Vozes, 1996.

__________. As formas do silêncio, Ed. da Unicamp, Campinas, 1992.

__________. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

__________. Linguagem, Ciência, Sociedade: o Jornalismo Científico. In: Cidade dos sentidos. Campinas: Pontes, 2004.

– PÊCHEUX, Michel. Discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1999.

_________. Ler o Arquivo Hoje. In: Gestos de Leitura, Ed. da Unicamp, Campinas, 1993.