Ementa:
“Análise do discurso digital”
Esta disciplina discutirá, da perspectiva teórica da Análise de Discurso, a relação entre método, teoria e análise que, com o digital, se re-configura no campo teórico dessa disciplina de entremeio, refletindo sobre os procedimentos teórico-analíticos do discurso digital como objeto teórico. Para tanto, a proposta é refletir sobre tecnologia e sociedade a partir da noção de condições de produção e ideologia. Em seguida, refletir sobre a automatização da leitura e arquivos digitais pelos dispositivos tecno-lógicos e sua relação com as novas textualidades/digitalidades e modos de circulação do conhecimento a partir da noção de textualidades seriadas e autoria no digital.
Bibliografia:
DIAS, Cristiane. Análise do discurso digital: sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas: Pontes, 2018.
PAVEAU, Marie-Anne. L’analyse du discours numérique: diccionnaire des formes et de pratiques. Paris: Hermann Éditeurs, 2017.
LEON, Jacqueline. Histoire de l’automatisation des sciences du langage. Lyon: ENS Editions, 2015.
SEGAL, Jérôme. Le zéro et le un. Histoire de la notion scientifique d’information au 20e siècle. Paris: Editions Syllepse. 2003.
ZUAZO, Natalia. Los dueños de internet. Buenos Aires: Debate, 2018.
PECHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. P. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 2 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
ORLANDI, Eni. Tecnologias da linguagem: um novo funcionamento. In: O que é linguística. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
ORLANDI, E. (org.) Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Textos selecionados. Campinas: Pontes, 2011.