Serão sete episódios disponíveis sempre às segundas-feiras pela manhã; ouça no site mundareu.labjor.unicamp.br
O podcast Mundaréu lança nesta semana a série “Ciências do Zika” com sete episódios que abordam o rush científico de pesquisadoras e pesquisadores para estudar e entender como o vírus zika se relacionava com uma Síndrome Congênita que atingiu cerca de 4 mil crianças em todo país.
Na região de Recife (PE), dezenas de cientistas, docentes e discentes, grupos e projetos de pesquisa, editores, periódicos e fontes de financiamento se organizaram para investigar essa relação. Esforço registrado na pesquisa “Uma Antropologia da Ciência do Zika: Resultados, retornos e epistemologias”, que deu origem à série.
“Entre 2018 e 2022, 40 cientistas foram entrevistados em Recife e, nos episódios, eles ajudam a contar como aconteceu esse intensivão científico”, explica Soraya Fleischer, uma das coordenadoras do projeto de pesquisa – feito pelo Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB) – e do Mundaréu. Os episódios estarão disponíveis sempre às segundas-feiras, logo cedo.
“Queremos manter aceso o debate sobre esta epidemia e, mais do que tudo, discutir como aconteceu o fabrico da ciência naquele momento de emergência sanitária”, afirma Soraya.
A série também tem coordenação de Irene do Planalto e Mariana Petruceli. “Preciso agradecê-las pelo empenho e dedicação para a produção dos episódios. Aproveito para agradecer também à Daniela Manica que, desde o começo, nos incentivou a seguir adiante na aventura de produzir podcasts”, finaliza.
Série “Ciências do Zika” – Produzida pelo Mundaréu
Episódios novos toda segunda-feira pela manhã
Ouça no site do Mundaréu ou nos principais players: Spotify, Deezer, Google, Apple