Este projeto propõe colaborar com avanços sociais sobre dignidade menstrual, em especial junto a jovens, a partir dos saberes antropológicos produzidos em contexto acadêmico. Por muito tempo, a menstruação figurou de forma incipiente como tema de pesquisas antropológicas, porém, sempre esteve presente costurando importantes temas como cuidados com o corpo, saúde, gênero, religiosidade, xamanismo, rituais de passagem, entre outros.
Normalmente, nas escolas e nos meios de comunicação a menstruação é focalizada a partir de questões que colocam em primeiro plano fatores ditos biológicos. Sendo assim, propomos ampliar este debate a partir de uma abordagem interdisciplinar que também seja sensível às questões socioeconômicas que permeiam a menstruação. Ao colocar lado-a- lado conhecimentos advindos das ciências biomédicas e biológicas com conhecimentos antropológicos produzidos em conjunto com pessoas que menstruam em contextos urbanos e tradicionais, como populações indígenas e afro-brasileiras, temos a possibilidade pensar dignidade menstrual de uma forma ampla e democrática.
Assim, propomos uma pesquisa de cunho prático que tem como objetivo realizar um experimento em divulgação científica e cultural (filme, podcast, website, livro, etc), sendo a produção de tal material realizada em conjunto com os alunos selecionados para o PIBIC-EM. Ao direcionarmos a pesquisa para as escolas do ensino médio, buscamos compreender como a menarca e a menstruação é observada e vivenciada pela geração pós anos 2000 que já nasce conectada com diversas fontes de informação e como essas informações associadas a fatores socioeconômicos e familiares, atravessam suas realidades cotidianas a partir da experiência escolar.