PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL

Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia

JC 005 / Turma A | Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia

Docente: Prof. Dr. Marcos Aurélio Barbai
E-mail: barbai@unicamp.br
Horário: Sexta-feira, das 9h às 13h
Local: sala de aulas LABJOR

Ementa

Aborda a linguagem como elemento de persuasão, construção do conhecimento, formação de mentalidades e constituição de cidadania a partir dos estudos da cultura midiática e tecnológica em diferentes gêneros e suportes. Reflete sobre as Teorias do Jornalismo e discute o papel social, o potencial dialógico e polissêmico da mídia como representação e recorte da realidade, simulacro do real. Identifica os enlaces do processo comunicacional que se formam a partir de teias multimídias e provocam sentidos múltiplos, visíveis e invisíveis. Discute o poder da mídia, o direito à informação e a sedução dos meios em seu contexto cultural e social a partir do trinômio informação, versão e realidade. Desenvolve a análise crítica do discurso jornalístico e científico na perspectiva da argumentação e retórica a partir de textos teóricos e práticos. Examina a responsabilidade e a ética social de cientistas e jornalistas no processo de divulgação científica para a (re)construção de uma memória individual e coletiva.

Programa

Este curso será dedicado à leitura de uma obra – “Tornar-se negro: ou as vicissitudes da identidade do negro em ascensão social”, de Neusa Santos Souza, publicado em 2021, pela Zahar.

O objetivo principal da disciplina é o de tensionar o conceito de formação social, no campo da Análise de Discurso, perguntando-se pelos processos ideológicos e inconscientes que corpsificam as cores e os afetos em nossa sociedade.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação do aluno no curso, em leituras, debates e seminários. Espera-se ao final do curso a elaboração de um produto escrito/artístico/fotográfico/cultural.

Conteúdo programático

1- Contextos Epistemológicos da Análise de Discurso

2- Subjetividade e formação social

3- Corpo e Linguagem

4- Cor, negação e posição social

5- Corpsificação: as cores e os afetos

6- Branqueamentos e enegrecimentos

7- Os corpos porosos

Estudante Especial

Alunos especiais serão aceitos.

Enviar e-mail ao professor apresentando, brevemente, a motivação para seguir o curso.

Marcos Barbai: barbai@unicamp.br

Bibliografia

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SOUZA, Ellen; NOGUEIRA, Sidnei; TEBET, Gabriela [Orgs.] Giro Epistemológico para uma Educação Antirracista. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. 

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ZOPPI-FONTANA, M. Identidades informais: contradição, processos de designação e subjetivação na diferença. In: Organon, Volume 17, Número 35, p. 245-282

Documentários e curta-metragem

Vista a minha pele. Brasil. 2011
https://www.youtube.com/watch?v=m7rLDHeIK3k

A solidão da mulher negra. Programa Saia Justa. 2018.
https://www.youtube.com/watch?v=9NZPgVzrOTU

Flávia Pinto fala do RACISMO e MACHISMO contra as religiões de origem africana – Sexta Black
https://www.youtube.com/watch?v=4VebtxejcAM

Live

Pedro de Souza – UFSC – ABRALIN AO VIVO

Gestos de enunciação: falar de corpo inteiro na e pela linguagem
https://www.youtube.com/live/iglBkq5w290

Videoclipe

The Cartes – Apeshit (Beyoncé)
https://www.youtube.com/watch?v=kbMqWXnpXcA

Música

Clementina de Jesus
Ivone Lara
Elza Soares
Liniker
Linn da Quebrada
Maria Bethania
Mariene de Castro
Fabiana Cozza