JC 108 / Turma A | Tópicos Especiais em Metodologia de Pesquisa | Relações entre Extensão Universitária e Pesquisa

Docente: Profa. Dra. Laís Silveira Fraga
E-mail: laissf@unicamp.br
Horário: Terça-feira, das 9h às 13h
Local: sala de aulas LABJOR

Ementa

Relações entre universidade e sociedade; Fundamentos e metodologias de extensão universitária; Integração entre extensão e ensino de pós-graduação; Aproximações entre extensão e pesquisa; Educação Popular; Pesquisa-Ação; Investigação Ação Participativa (IAP); Extensão e/ou Comunicação; Extensão, raça, racismo e branquitude.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. As fronteiras entre o saber orgânico e o saber sintético. Tecendo redes antirracistas: Áfricas, Brasis, Portugal. São Paulo: Autêntica, p. 23-35, 2019.

FALS-BORDA, Orlando. El problema de cómo investigar la realidad para transformarla: por la praxis. Tercer mundo, 1985.

HERRERA, N.; LÓPEZ, Lorena (org.). Antologia: Ciencia, Compromiso y Cambio Social: Orlando Fals Borda. 2014.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7ª Ed. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 1983.

Hooks, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

MELO NETO, José Francisco de. Extensão popular. João Pessoa: Editora UFPB, 2014.

SADER, Emir; GENTILI, Pablo; ABOITES, Hugo La Reforma Universitária. Desafios y perspectivas noventa años después. Buenos Aires, Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO, 2008.

SILVA, Priscila E. da. As origens da USP: raça, nação e branquitude na universidade. Curitiba: Appris Editora, 2020.

SOUSA, Ana Luiza Lima. A História da Extensão Universitária. Campinas, SP: Alínea, 2000.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. Cortez editora, 2022.

VAINER, Lia. Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo. Veneta, 2016.