Podcast Mundaréu na Colômbia: escute a nova série!

25 de março de 2025

Legenda: Identidade visual da Série Mundaréu na Colômbia, com fotografia tirada por Clarissa Reche do bordado Re-existir feito por Hilemos la Palabra (Colectiva tejeril del departamento de Lenguas de la Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia), elaborado por Clarissa Reche e Fernanda Mariath, 2025

Acesse a nova série Mundaréu na Colômbia

Projeto de pesquisa, coordenado pela professora Daniela Manica (UNICAMP) e com financiamento pela Fapesp, lança série sobre antropologia da ciência e tecnologia feminista colombiana

Toda terça-feira de abril, o Mundaréu vai te apresentar uma pesquisadora feminista da Colômbia. As entrevistadas vão falar em castelhano e a narração vai ser feita em português, costurando e facilitando a compreensão, nessa série que será bilíngue. Vamos cruzar florestas, sabores e bordados, conversando sobre perspectivas e práticas antropológicas. Nos episódios, você vai ouvir sobre as lutas colombianas e ativismos políticos, feministas e acadêmicos, partindo de experiências regionais e falando de decolonialidades. Você já pode conferir o teaser da série em nosso site ou no seu agregador favorito!

O Mundaréu é um podcast de divulgação científica que nasceu da vontade de apresentar, traduzir e divulgar a Antropologia. Ele é produzido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas, coordenado pela professora Daniela Manica. Esta série faz parte do nosso projeto de pesquisa sobre antropologia da ciência e tecnologia na América Latina com perspectivas feministas, antirracistas e decoloniais, que teve financiamento da FAPESP.

Ao longo da escuta da série, a pesquisadora Mara Viveros Vigoya vai te instigar a pensar em uma interseccionalidade radical, enquanto o pesquisador Franklin Gil Hernandez vai te ensinar a receita de ingredientes importantes no trabalho acadêmico. Já com a antropóloga Alhena Caicedo, você vai entender mais sobre as manifestações e transformações sociais recentes desse nosso país vizinho. Ana María Ulloa e Sandra Daza Caicedo posicionam a cozinha como um espaço de resistência e cuidado, elas vão falar de sabores e cheiros.

A conversa com Monica Amador vai te levar a refletir sobre como o conhecimento não se constroi apenas dentro das universidades, mas também nos territórios, nos movimentos sociais e na atuação política. O último ponto desse lindo bordado é costurado por Tania Pérez-Bustos. Acompanhada por Isabel Gonzales, ela vai te levar a um lindo e potente encontro com ativistas têxteis em Bogotá e te contar da sua pesquisa sobre tecnologias têxteis, cuidado e perspectivas feministas. Vamos à Colômbia? Até terça!