Ementa
Esta disciplina irá revisar noções básicas do jornalismo que, necessariamente, se estendem para a modalidade jornalismo científico e diferenciá-las do que se entende mais amplamente como divulgação científica. Entre essas noções estão (1) a síntese de determinada verdade factual no primeiro parágrafo de uma notícia ou reportagem, o chamado lide (ou lead), fortemente orientada (ainda) pelas questões “o quê, como, quando, onde e por quê”; (2) a estrutura da narrativa jornalística, curta ou longa, com sua explicitação ou proteção de fontes; (3) a noção essencial do contraditório nos textos jornalísticos; (4) o poder de síntese e as estratégias de atração do interesse do público indispensáveis ao título e (5) as estratégias adotadas por veículos que dão tratamento mais aprofundado a notícias e reportagens para adequá-los ao formato das redes sociais. Serão feitos exercícios práticos de produção de títulos, primeiros parágrafos, textos inteiros de notícias e chamadas para as diferentes redes sociais, o que funciona e o que não funciona.
Objetivos
Ao término da disciplina, o aluno deve ser capaz de elaborar textos para qualquer meio e chamadas sucintas, em vídeo ou texto, para o formato de redes sociais como Twitter, Instagram, Facebook e Youtube.
Avaliação
Os alunos serão avaliados por meio de:
- Participação nas aulas a distância (10%)
- Exercícios de elaboração de lides, textos e títulos (40%)
- Exercícios de elaboração de conteúdo para redes sociais (50%)
Programa
- Como elaborar um lide
- Como estruturar um texto jornalístico
- Como elaborar um título
- Como exercitar o poder de síntese
- Como usar estratégias de atração do interesse do público
- Como elaborar conteúdo para redes sociais
- O que revistas como Pesquisa FAPESP fazem para adequar o conteúdo a redes sociais
Referências
Brossard, D. (2013) New media landscapes and the science information consumer. PNAS, 110
(3):14096-14101.
Brossard, D., & Scheufele, D. A. (2013). Science, new media, and the public. Science, 339
(6115), 40–41. http://doi.org/10.1126/science.1232329
Cabral, Muniz Sodré, A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento – Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 2012
León, B.; Bourk, M. (edit.)Communicating Science and Technology Through Online Video
Researching a New Media Phenomenon. Routledge. 2018.
Priem, J.; Taborelli, D.; Groth, P.; Neylon, C. (2010) “Altmetrics: a manifesto (26 Oct)”.
Disponível: http://altmetrics.org/manifesto. Acessado em 10 de janeiro de 2010.
Wilcox, C.; Brookshire, B.; Goldman, JG. (2016) Science Blogging: the essential guide. Yale Press.