Veja aqui o Cronograma Completo da disciplina
A emergência da ciência moderna e seu processo de institucionalização. As características da prática científica e do conhecimento produzido pelas ciências. A disputa pela demarcação de fronteiras entre conhecimento científico e outros modos de conhecer e explicar o mundo. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saberes científicos.
Objetivos
O objetivo desta disciplina é iniciar uma reflexão sobre as características da ciência moderna e de suas formas de produção de conhecimento. A partir de diferentes abordagens teóricas adotadas no estudo das ciências discutem-se: a emergência e a institucionalização da ciência moderna; as instituições e organizações que produzem e regulam a produção de conhecimento científico; suas formas de transmissão de conhecimento e a disputa pela demarcação de fronteiras entre saberes científicos e outros tipos de conhecimento; a análise das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Ela busca levar os estudantes a refletir sobre as características da prática científica e do conhecimento produzido pelas ciências e aborda os desafios na demarcação de fronteiras entre conhecimento científico e outros modos de conhecer e explicar o mundo, como aqueles produzidos por diferentes religiões, comunidades locais e grupos atuantes em diferentes contextos históricos e políticos.
Programa
Introdução: O debate sobre a complexidade
Módulo 1: Surgimento e institucionalização da ciência moderna
Emergência e Institucionalização da Ciência Moderna
Onde podemos datar a emergência da ciência moderna? Por quê? O que foi a Revolução Científica? Que instituições surgem e/ou se modificam nesse período. Existe relação entre a emergência da ciência e a emergência do capitalismo?
Conhecimento científico, matematização, experimentalismo
Com o surgimento da ciência moderna, consolidam-se novas maneiras de representar o mundo, visualmente e simbolicamente. A centralidade da matemática como forma “verdadeira” de representar o mundo natural, e o espaço. O experimento na produção do conhecimento científico.
Autoridade cognitiva e conhecimento tácito
Como discutir a autoridade cognitiva da ciência frente a outros tipos de conhecimento? O que é conhecimento tácito? Como ele é obtido? Que papel ele tem no cotidiano, na produção de outras formas de conhecimento, particularmente na ciência e na tecnologia?
Módulo 2: Teorias sobre a ciência
Demarcando a ciência: positivismo e método
Como caracterizar o conhecimento científico? O que difere a ciência de outros tipos de conhecimento? Como obter conhecimento através da razão e do experimento? Qual a importância da evidência empírica na ciência? Quais as metodologias apropriadas para a ciência?
Compreensão sociológica da ciência: Normas, valores, estrutura e organização da ciência
Existe um conjunto geral de normas e valores na ciência? Quais são eles? Como são transmitidos e reforçados? Quais as consequências de sua modificação ou abandono? Quais as situações em que eles se aplicam e quando eles deixam de ter validade? Que tipos de estrutura e hierarquia existem na ciência? Como elas se desenvolvem e quais seus processos de mudança? Como essas hierarquias são estabelecidas e mantidas?
Repensando as teorias científicas: Paradigmas e revoluções
Ao percebermos as dificuldades para sustentar um padrão universal, necessário e não histórico para a cientificidade, surge o reconhecimento do caráter humano, coletivo e muitas vezes pouco racional do empreendimento científico. Torna-se necessário esclarecer sua localização social e histórica e desvendar a estrutura subjacente ao seu desenvolvimento.
Módulo 3: (Re)Construindo a ciência e a sociedade: disputas e controvérsias
Controvérsias científicas, ciência e política
Por que existem as controvérsias científicas? Os cientistas são capazes de prestar consultoria politicamente neutra para os governos, ou o papel desses cientistas é essencialmente político? Como os cientistas traduzem e interpretam os resultados de seu trabalho em um contexto externo à ciência? Qual a validade dos resultados de pesquisa científica para informar a tomada de decisão em políticas públicas?
Controvérsias tecnológicas, risco e expertise
A produção constante de inovações tecnológicas tem sido historicamente fonte de grande autoridade para a ciência, no sentido de comprovar a sua utilidade. Ao mesmo tempo, novas tecnologias criam riscos e dilemas antes inexistentes, e são alvos de disputas tanto na ciência quanto na sociedade em geral. Como entender tais disputas? Qual a diferença entre controvérsias e simulacros de controvérsias.
Universidade e Inclusão Social
A universidade como campo de disputa sobre a inclusão/exclusão de saberes.
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