Ementa
O curso abordará temas centrais na filosofia da ciência contemporânea, como a racionalidade da ciência e o realismo científico, tomando como eixo um estudo detalhado do conceito de explicação científica. Procurará conjugar, de forma original, alguns dos textos mais representativos dos debates atuais sobre esse conceito com
obras de alguns dos cientistas e filósofos que contribuíram para o desenvolvimento da ciência e filosofia modernas, a partir do século XVII. Pretende-se, com essa abordagem, oferecer aos alunos tanto algumas ferramentas analíticas recentes como um lastro histórico capaz de fundamentar a avaliação do real valor epistêmico das teorias científicas.
Avaliação e dinâmica das aulas
As aulas terão inicialmente um caráter expositivo para fornecer subsídios que permitam compreender em que registro opera a reflexão epistemológica. Após isso, tendo por base um texto previamente recomendado, o tema da aula será debatido com a participação dos alunos. Recursos audiovisuais serão usados. O processo de avaliação será definido entre o docente e os alunos nas primeiras aulas do curso. A princípio, será sugerida uma avaliação na forma de seminários nos quais os estudantes abordam um tema da disciplina de seu maior interesse e relacionado ao tema de seu projeto de mestrado.
Bibliografia
DUTRA, L. H. A. Introdução à Epistemologia. São Paulo, UNESP. 2010.
FRENCH, S. Ciência: Conceitos-chave em Filosofia. Tradução de André Klaudat. Porto Alegre, Artmed. 2009.
Bibliografia Complementar
BUNGE, M. Buscar la Filosofía en las ciencias sociales. Madrid & México, D.F.: Siglo Veintiuno, 1996.
_______. Las ciencias sociales en discusión. Una perspectiva filosófica. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1999.
_____. La investigación científica. Su estrategia y su filosofía. 3a ed. Madrid & México, D.F.: Siglo Veintiuno, 2009.
CHIBENI, Sílvio S. O que é ciência? Disponível em: http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/ciencia.pdf
DANCY, J. Epistemologia contemporânea. Tradução de Teresa Louro Pérez. Lisboa, Edições 70. 1990.
DE BENEDICTO, S.C.; DE BENEDICTO, G.C.; STIEG, C. M.; ANDRADE, G. H. N. Postura metodológica indutiva e dedutiva na produção científica dos estudos em Administração e Organizações: Uma análise de suas limitações e possibilidades. Revista Economia & Gestão, 12 (30): 4-19, set./dez. 2012.
DOLLE, J.-M. Para compreender Piaget: Uma iniciação à Psicologia Genética Piagetiana. 4a ed. RJ: Guanabara,1987.
EPSTEIN, R. L.; CARNIELLI, W. Pensamento crítico: o poder da lógica e da argumentação. São Paulo, Ed. Rideel. 2009.