PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL

Filosofia da Ciência
Início das aulas: 12/08/2024

JC 010 / Turma A | Filosofia da Ciência
Início das aulas: 12/08/2024

Docente: Prof. Dr. Silvio Seno Chibeni
E-mail: silviochibeni@gmail.com
Horário: Segunda-feira das 14h às 18h
Local: no CLE (Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência) sala 208 – em frente ao Básico II

Ementa:

Após a apresentação de alguns conceitos e teses epistemológicas gerais, o curso se voltará uma análise do conhecimento científico. Serão abordados temas como as funções preditiva e explicativa das teorias científicas, o papel da evidência empírica na avaliação de teorias científicas, a objetividade do conhecimento científico, valores epistêmicos e valores sociais na ciência, os limites do conhecimento científico.

Programa (a ser ajustado oportunamente)

Avaliação: A avaliação será baseada em trabalho de final de curso, individualizado para cada aluno e na participação efetiva nas aulas. O trabalho deverá ter a forma de um artigo acadêmico. Seu objeto deverá ser a apresentação e análise crítica de um (ou mais) artigo ou livro referentes aos temas centrais discutidos no curso, a ser escolhido pelo aluno, de comum acordo como professor, e diferente para cada aluno.

Bibliografia geral:

(Indicações bibliográficas específicas, selecionadas, preferencialmente, entre as seguintes obras, serão oferecidas oportunamente)

  1. Abrantes, P. C. Método e Ciência. Belo Horizonte, Fino Traço, 2014.
  2. Cartwright, N. How the Laws of Physics Lie, Clarendon Press, Oxford, 1983.
  3. Chalmers, A. F. What is this Thing called Science? 2nd. ed. Buckingham: Open University Press 1982.
  4. Chibeni, S. S. Artigos e Textos didáticos de filosofia da ciência disponíveis em http://www.unicamp.br/~chibeni.
  5. Churchland, P. M. & Hooker, C.A. (eds.) Images of Science. Chicago, University of Chicago Press, 1985.
  6. Clarke, S. P. & Lyons, T. D. (eds.), Recent Themes in the Philosophy of Science, Scientific Realism and Common Sense. (Australasian Studies in the Philosophy of Science, vol. 17.) Dordrecht, Kluwer Academic Publishers, 2002.
  7. Clotet, J. Ciência e ética: Onde estão os limites? Episteme (Porto Alegre), n. 10, pp. 23-29, 2000.
  8. Cohen, I. B. The birth of a new physics. London, Peguin, 1992.
  9. Cupani, A. A propósito do ‘ethos’ da ciência. Episteme (Porto Alegre), n. 6, pp. 16-38, 1998.
  10. Cupani, A. Limites da ciência? Episteme (Porto Alegre), n. 10, pp. 17-22, 2000.
  11. Cushing, J. T., Delaney, C.F. & Gutting, G. M. (eds.) Science and Reality. Recent Work in the Philosophy of Science. Essays in Honor of ErnanMcMullin. Notre Dame, Indiana, University of Notre Dame Press, 1984.
  12. Dutra, L. H. Introdução à Teoria da Ciência. Florianópolis, Editora da UFSC, 1998.
  13. Feyerabend, P. K. Against Method. London: Verso 1978.
  14. Garcia, J. L. e Martins, H. O ethos da ciência e suas transformações contemporâneas, com especial atenção à biotecnologia. Scientiae Studia v.7, n.1, pp. 83-104, 2009.
  15. Ghins, M. Uma Introdução à Metafísica da Natureza. Representação, realismo e leis científicas. Curitiba, Editora da UFPR, 2013.
  16. ––––. Scientific Realism and Laws of Nature. A Metaphysics of Causal Powers. Springer, 2024. https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-54227-5
  17. Godfrey-Smith, P. Theory and Reality. 2 nd ed., Chicago & London, Univ. Chicago Press, 2021.
  18. Goldim, J. R. Rompendo os limites entre ciência e ética. Episteme (Porto Alegre), n. 10, pp. 31-37, 2000.
  19. Hacking, I. Representing and Intervening, Cambridge University Press, Cambridge, 1983.
  20. Hahn, H., Neurath, O. & Carnap, R. A concepção científica do mundo – O círculo de Viena. Trad. F. P. A. Fleck. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, n. 10, pp. 5-20, 1986. [1929]
  21. Hempel, C. G. The Philosophy of Natural Science. Englewood Cliffs, Prentice-Hall, 1966.
  22. Kuhn, T. S. The Structure of Scientific Revolutions. 2nd. ed. Chicago, University of Chicago Press, 1970.
  23. Kuhn, T. S. The Road Since Structure. Chicago, University of Chicago Press, 2000.
  24. Lacey, H. Ciência, respeito à natureza e bem-estar humano.Scientiae Studia v.6, n.3, pp. 297-327, 2008.
  25. Lacey, H. Valores e Atividade Científica – volumes I e II. São Paulo, Associação Filosófica Scientiae Studia/Editora 34, 2008 e 2010.
  26. Lacey, H. Is Science Value-Free? Values and Scientific Understanding. London, Routledge, 2005.
  27. Lakatos, I. & Musgrave, A. (eds.) Criticism and the Growth of Knowledge. Cambridge, Cambridge University Press, 1970.
  28. Lambert, K. &Brittan, G. G. Jr. An Introduction to the Philosophy of Science, Englewood Cliffs, Prentice-Hall, 1970.
  29. Laudan, L. Progress and its Problems. Berkeley and Los Angeles, University of California Press, 1977.
  30. ––––. Science and Values. Berkeley, University of California Press, 1984c.
  31. ––––. Science and Relativism. Chicago, University of Chicago Press, 1990.
  32. ––––. Beyond Positivism and Relativism, Oxford, Westview Press, 1996.
  33. Losee, J. A Historical Introduction to the Philosophy of Science. 2 ed. Oxford, Oxford University Press, 1980.
  34. Lucie, P. A Gênese do Método Científico. Rio de Janeiro, Campus, 1977.
  35. Mariconda, P. R. Artigos diversos sobre Galileo disponíveis em: http://www.scientiaestudia.org.br/associac/pablo.asp#_blank
  36. Musgrave, Alan. Common sense, science and scepticism: a historical introduction to the theory of knowledge. Cambridge University Press: Great British, 1993.
  37. Nagel, E. The Structure of Science. Indianapolis and Cambridge: Hackett Publishing Company, 1979.
  38. Neves, M. C. et al.“Galileu fez o experimento do plano inclinado?” Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias, v. 7, n.1, 2008.
  39. Oliva, A. É a ciência a razão em ação ou ação social sem razão? Scientiae Studia v.7, n.1, pp. 105-134, 2009.
  40. Oliveira, M. B. &Fernandez, B. P. M. Hempel, Semmelweis e a verdadeira tragédia da febre puerperal. ScientiaeStudia, v.5 n.1, p. 49-79,  2007.
  41. Popper, K. R. Conjectures and Refutations. 4.ed., revised. London: Routledge and Kegan Paul, 1972a.
  42. Popper, K. R. Objective Knowledge. Oxford: Clarendon Press 1972b.
  43. Popper, K. R. The Logic of Scientific Discovery. 5.ed., revised. London: Hutchinson 1968.
  44. Psillos, S. Scientific Realism. How Science Tracks Truth, London and New York, Routledge and Kegan Paul, 1999.
  45. Salmon, W. Scientific Explanation and the Causal Structure of the World. Princeton, Princeton University Press, 1984.
  46. Santos, C. A. Os dez mais belos experimentos da física. Textos sobre enquete da revista PhysicsWorld. (Prof. C. A. dos Santos, IF-UFRGS.)
  47. Smart, J. J. C. Between Science and Philosophy. New York, Ramdom House, 1968.
  48. Van Fraassen, B.C. The Scientific Image. Oxford, Clarendon Press, 1980.
  49. ––––. The Empirical Stance. New Haven, Yale University Press, 2002.