A ciência moderna e suas origens metafísicas. As relações entre tecnociência e sociedade. Os motores da história: da máquina a vapor ao motor informático. As descobertas científicas e suas implicações políticas e econômicas. A ciência do século XX até os dias atuais: os casos da física e das ciências biológicas. História das ciências no Brasil.
OBJETIVOS
Através da História da ciência e da tecnologia, levar o aluno à percepção da teia de relações em que elas se inserem nos planos social, econômico e político. Analisar em profundidade eventos da evolução dos conceitos científicos para colocar o aluno em condições de refletir sobre a tecnociência e seu papel no mundo contemporâneo.
DINÂMICA DO CURSO
As aulas pressupõem a leitura de textos previamente selecionados e terão até quatro horas de duração. As aulas combinarão o formato expositivo com o de exposição de seminários. Filmes e documentários, assim como os textos da bibliografia serão explorados dentro e fora do período das aulas.
O conteúdo está organizado em dois módulos.
O primeiro trata das relações entre tecnociência e sociedade de uma perspectiva ampla e tem como foco o desenvolvimento da ciência moderna. Cada um dos temas abaixo ocupará, em média, 8 horas de aula.
– Comunicação da ciência ao longo da história: as relações entre cientistas e sociedade; mudanças na comunicação (século XVII-dias atuais). (Profa. Germana)
– A ciência moderna e suas origens metafísicas. (Prof. Márcio)
– Os motores da história. (Prof. Márcio)
O segundo módulo concentra os estudos na ciência desenvolvida a partir do início do século XX, especialmente a física e as ciências biológicas. Cada tema abaixo ocupará, em média, 8 horas de aula.
– As descobertas científicas: inspiração/dedicação, autoria, disputas políticas. O caso da descoberta da estrutura do DNA; dos elementos rádio e polônio; O caso Duesberg:HIV não causa Aids. (Profa. Germana)
– Ascensão das ciências biológicas e médicas e o progresso (século XX aos dias atuais). O caso da Aids. (Profa. Germana)
– A ciência do século XX e a percepção da realidade. (Prof. Márcio)
Após os dois módulos, a aula de encerramento será sobre a História da Ciência no Brasil (Profa. Germana e Prof. Márcio)
BIBLIOGRAFIA
Albert EINSTEIN. A Teoria da Relatividade Especial e Geral. Rio de Janeiro, Contraponto, 1999. pp. 11 – 38.
BRODY, David Eliot & Brody, Arnold R. “As sete maiores descobertas
científicas da história”. Cia das Letras.1999.
CANTOR, Geoffrey. “Victorian popularizers of science: designing nature for new audiences. Science in the marketplace: nineteenth-Century sites and experiences”. Victorian Studies, Vol.51, no.1. 2008.
DUESBERG, Peter. H. “HIV is not the cause of AIDS”. Science;Vol.241, pp.514-517. 1988.
DOBBS, Betty Jo Teeter. The foundations of Newton’s Alchemy. Cambridge. Cambridge University Press. 1984.
EINSTEIN, Albert. A Teoria da Relatividade Especial e Geral. Rio de Janeiro, Contraponto, 1999. pp 11- 38 e 87 – 94.
FIGUEIRÔA, Silvia F. de M. (Org.). “Um olhar sobre o passado: história das ciências na América Latina”. Campinas, SP: Editora da Unicamp, São Paulo:Imprensa Oficial. 2000.
FILGUEIRAS, Carlos A. L. “Origens da ciência no Brasil”. Química Nova, Vol.13, no.3, pp.222-229. 1990.
FILGUEIRAS, Carlos A. L. “Havia alguma ciência no Brasil setecentista? Química Nova, Vol.21, no.3, p.351-353. São Paulo. May/June 1998.
FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. UFMG, 2010.
FULLER, Buckminster. Critical Path. New York, St. Martin’s Press. 1981.
HÉMERY, Daniel e outros. Uma História da Energia. Editora UnB. pp.149-162
LOPES, Maria Margaret. “O Brasil descobre a pesquisa científica”. Editora Hucitec, 1997.
MARTINS, Roberto de Andrade. A Maçã de Newton: História, Lendas e Tolices. In Estudos de História e Filosofia das Ciências. Cibelle Silva (org.). São Paulo, Livraria da Física Editora. 2006. pp. 167-189.
MOTOYAMA, Shozo (Org.). Prelúdio para uma história: ciência e tecnologia no Brasil. Edusp/Fapesp. 2004.
SCHENBERG, Mário. Pensando a Física. São Paulo, Brasiliense. pp. 19-37
TOLMASQUIM, Alfredo. Einstein, o viajante da Relatividade na América do Sul.Rio de Janeiro, Vieira & Lent. 2003. pp. 126-156.
VICKERY, Brian. “A century of scientific and technical information”. Journal of Documentation, Vol.55, no.5, pp.476-527. 1999.
VIRILIO, Paul. Os Motores da História, in Tecnociência e Cultura. Estação Liberdade, 1998. pp.127-147
FILMOGRAFIA:
Documentários: – O Nascimento da Europa:o carvão mineral .BBC.
– Como se vê – HARUN FAROCKI / 2004
Filmes: – A Regra do Jogo / JEAN RENOIR / 1939.
– O Sétimo Selo / INGMAR BERGMAN / 1956.
– Giordano Bruno / GIULIANO MONTALDO / 197
– Gattaca – A Experiencia Genética / ANDREW NICCOL / 1997.
– Cinema Aspirinas e Urubus / MARCELO GOMES / 2005.