JC 102 / Turma A | Tópicos em Divulgação Científica e Cultural II: Análise do discurso – discurso digital e fake news

Docente: Profa. Dra. Renata Carreon
E-mail: renatacarreon@gmail.com
Horário: De 17/07/2024 a 26/07/2024 das 9h às 13h
Local: sala de aulas LABJOR

Ementa e Bibliografia

A disciplina tem como objetivo propor uma discussão introdutória sobre a Análise do discurso digital e seus métodos de observação dos fenômenos das fake news, bem como de seus efeitos no processo de constituição, formulação e circulação do discurso político e dos discursos científicos. Para tanto, apresentaremos análises de distintas materialidades, discorrendo sobre as especificidades da construção de corpus digital, considerando a quantidade como característica relevante, e sobre os dispositivos teóricos e analíticos da análise do discurso, considerando o digital como um novo campo de questões.

Introdução à Análise do discurso

Introdução à Análise do discurso Digital: Paveau

Introdução à Análise do discurso Digital: Dias

Introdução a fake news: das notícias falsas às torções discursivas

Banimento e silenciamento de fake news

Fake news e efeitos de memória

Fake news e jornalismo

Bibliografia

CARREON, R. O. A política do silêncio digital. Cadernos De Estudos Linguisticos, v. 64, p. e022037, 2022

CARREON, R. O. As fake news como base do populismo de direita brasileiro: entre o político e o digital, o algoritmo. (No prelo: revista RALED).

CARREON, R. O. Um ensaio sobre fake news e fabricação de memória. In: CARREON, R. O; RUIZ, M. A. A.; ARAUJO, L. M. B. M. Análise do discurso digital: perspectivas teóricas e metodológicas. Araraquara, SP: Letraria, 2023.

CARVALHO, R.L.V.R. Notícias falsas ou propaganda?: Uma análise do estado da arte do conceito fake news. Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação, Vol. 7, nº 13, janeiro-junho/2019, p. 21-30.

DIAS, C. Análise do discurso digital: Sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.

0DIAS, C. Textualidades seriadas: entre a repetição, a regularização e o deslocamento, o caso dos memes. Revista RASAL linguística, 2019, p. 55-74.

DIAS, C. Análise do discurso digital: a questão da memória. In: CARREON, R. O; RUIZ, M. A. A.; ARAUJO, L. M. B. M. Análise do discurso digital: perspectivas teóricas e metodológicas. Araraquara, SP: Letraria, 2023.

FERRAGUT,  G. Mouvements souciaux et sens de la ville: la circulation du discours urbain par le numérique. 2022. Tese (Doutorado) – Programa de Doutorado em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, cotutela com: Universidade de Gênova.

MALDIDIER, D. A inquietação do discurso: (re) ler Michel Pêcheux Hoje. Campinas: Pontes, 2003.

MARIANI, B.; SILVA, S. D. Entrevista com Freda Indursky. Cadernos de Letras da UFF, v. 30, n. 59, p. 13-31, 21 dez. 2019.

MOROZOV, E. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: UBU Editora, (p. 182 a 187).

ORLANDI, E. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

ORLANDI, E. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2020.

PAVEAU, M-A. Análise do discurso digital: dicionários das formas e das práticas. Campinas: Pontes editores, 2021.

RECUERO, R.; GRUZD, A. Cascatas de Fake News Políticas: um estudo de caso no Twitter. Galaxia (São Paulo, online), ISSN 1982-2553, n. 41, mai-ago., 2019, p. 31-47

ZOPPI-FONTANA, M. Pós-verdade e enunciação política: entre a mentira e o rumor. In: CURCINO, L.; SARGENTINI, V.; PIOVEZANI, C. Discurso e (pós) verdade. São Paulo: Parábola, 2021, p. 87-104.