PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL

Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia
Início das aulas: 02/08/2024

JC 005 / Turma A | Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia
Início das aulas: 02/08/2024

Docente: Prof. Dr. Marcos Aurélio Barbai
E-mail: barbai@unicamp.br
Horário: Sexta-feira, das 9h às 13h
Local: sala de aulas LABJOR

Ementa

Aborda a linguagem como elemento de persuasão, construção do conhecimento, formação de mentalidades e constituição de cidadania a partir dos estudos da cultura midiática e tecnológica em diferentes gêneros e suportes. Reflete sobre as Teorias do Jornalismo e discute o papel social, o potencial dialógico e polissêmico da mídia como representação e recorte da realidade, simulacro do real. Identifica os enlaces do processo comunicacional que se formam a partir de teias multimídias e provocam sentidos múltiplos, visíveis e invisíveis. Discute o poder da mídia, o direito à informação e a sedução dos meios em seu contexto cultural e social a partir do trinômio informação, versão e realidade. Desenvolve a análise crítica do discurso jornalístico e científico na perspectiva da argumentação e retórica a partir de textos teóricos e práticos. Examina a responsabilidade e a ética social de cientistas e jornalistas no processo de divulgação científica para a (re)construção de uma memória individual e coletiva.

Programa

Este curso será dedicado à leitura de uma obra – “Tornar-se negro: ou as vicissitudes da identidade do negro em ascensão social”, de Neusa Santos Souza, publicado em 2021, pela Zahar.

O objetivo principal da disciplina é o de tensionar o conceito de formação social, no campo da Análise de Discurso, perguntando-se pelos processos ideológicos e inconscientes que corpsificam as cores e os afetos em nossa sociedade.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação do aluno no curso, em leituras, debates e seminários. Espera-se ao final do curso a elaboração de um produto escrito/artístico/fotográfico/cultural.

Conteúdo programático

1- Contextos Epistemológicos da Análise de Discurso

2- Subjetividade e formação social

3- Corpo e Linguagem

4- Cor, negação e posição social

5- Corpsificação: as cores e os afetos

6- Branqueamentos e enegrecimentos

7- Os corpos porosos

Estudante Especial

Alunos especiais serão aceitos.

Enviar e-mail ao professor apresentando, brevemente, a motivação para seguir o curso.

Marcos Barbai: barbai@unicamp.br

Bibliografia

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo, Pólen, 2019.

ASTOLFI, Cristina; NATERCIA, Flávia; PANAZZO, Sílvia. Racista, EU? Afrobrasilidades e a luta antirracista. Editora do Brasil, 2022.

ALTHUSSER L., RANCIÈRE Jacques., MACHEREY Pierre. (1979) Ler o Capital. Trad. Natanael C. Caixeiro. Rio de janeiro: Zahar Editores.

ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos do Estado: nota sobre aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

ANSART, P. Les humiliatitions politiques. In: Le sentiment d’Humiliation. Déloye, Y. et Haroche, C. (orgs). Paris, Éditions de Press, 2006, p. 131-146.

ANZIEU, D. Le moi-peau. Paris, Dunod, 1995.

BARBAI, Marcos. Buracos de memória: esquecimento e corpo; corpo do esquecimento. In: FERREIRA, Maria Cristina Leandro; VINHAS, Luciana Iost (org.). (Org.). O corpo na análise do discurso: conceito em movimento. 1ed.Campinas: Pontes, 2023, v. 1, p. 09-583.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: CARONE, Iray. (Orgs.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis – RJ: Vozes. 2002.

CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. Racismos contemporâneos. Rio de Janeiro: Takano Editora, v. 49, p. 49-58, 2003.

DEUS, Zélia Amador de. Caminhos trilhados na luta antirracista. Belo Horizonte, Autêntica, 2020. 

DIAS, Cristiane Pereira Costa. Discriminação algorítmica: sujeito, dados e subjetividade. In: João Paulo Machado Tinoco; Vânia Maria Lescano Guerra; Willian Diego de Almeida. (Org.). Discurso, Identidade e Exclusão. 1ed.Campinas: Pontes, 2023, v. 1, p. 41-58.

DIJK, Ten Adrianus Van. Discurso antirracista no Brasil: da abolição às ações afirmativas. São Paulo, Contexto, 2021.

DO NASCIMENTO, Abdias. Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro. Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, 2002.

FARIAS, Márcio. O Hércules Quasímodo da Psicologia Sóci0-Histórica: ontologia negativa, lutas políticas e dimensão subjetiva do racismo. Tese de Doutorado. PUCSP, 2022.

GONÇALVES, Ana Maria. Um defeito de cor. Record, 2006.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo Afro Latino-Americano: Discursos, ensaios e conferências/organização de Flávia Rios, Marcia Lima – 1ª ed Rio deJaneiro: Zahar, 2020.

JESUS, Carolina Maria. Quarto de despejo: diário de uma São Paulo: Ática, 2014.

KILOMBA, Grada. (2019) 1968 – Memórias da plantação – Episódios de racismo cotidiano; Tradução Jess Oliveira, Rio de Janeiro, RJ.

LIRIO, Carlos; PINHEIRO, Petrilson. (2022). Multiletramentos antirracistas por meio de uma prática de escrita multimodal em uma rede social. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 23(2), 5–19, 2002.

FERREIRA, Priscilla Pinto. Racial capitalism and epistemic injustice: blindspots in the theory and practice of solidarity economy in Brazil. In Geoforum, 132, p. 229-237, 2022.

HASENBALG, Carlos. Racismo: perspectivas para um estudo contextualizado da sociedade brasileira. Niterói, Editora da Universidade Federal Fluminense, 1998. 

HENRY, Paul. A ferramenta Imperfeita. Campinas, Editora da Unicamp, 1992.

LACAN, Jacques. Outros Escritos. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

MALDIDIER, Denise. Inquietações do Discurso. Pontes, 2003.

MUNANGA, Kabenguele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In Brandão, A.A.P (Org.), Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Niterói, RJ: EDUFF, 2004.

MUNANGA, K., & Gomes, N. L. (2016) O negro no Brasil de hoje. – 2. ed.- São Paulo: Global.

MODESTO, Rogério. Interpelação ideológica e tensão racial: efeitos de um grito. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 9, n. 17, 21 Dez 2018. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/10378

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Texto: formulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
———————————. Cidade dos sentidos. Campinas: Pontes, 2004.
———————————. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Pontes, 1999.
———————————. Discurso e Leitura. Cortez, 1987.
———————————. (org.). Discurso fundador. Campinas: Pontes, 1993
———————————. Interpretação. Petrópolis. Vozes, 1998.
———————————. As formas do silêncio. Editora da Unicamp, 1990.
———————————. Terra à vista – Discurso do confronto: velho e novo mundo. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
———————————. A linguagem e seu funcionamento. Brasiliense, 1988.
———————————. Destruição e construção do sentido: um estudo da ironia. 1983 – In: http://www.discursividade.cepad.net.br/EDICOES/09/Arquivos/eniorlandi.pdf
———————————. Eu, Tu, Ele – discurso e real da história. Pontes, 2017.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma Crítica à Afirmação do Óbvio. Campinas: Ed. Unicamp, 1988.
——————-. O Papel da Memória. In: O Papel da Memória. Campinas: Pontes,1999
——————-. O discurso: Estrutura ou Acontecimento. Campinas: Pontes, 1997.
——————-. Análise Automática do Discurso. (AAD69). In: Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Gadet, F. & Hack, T. Tradução: B. Mariani et al. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 1997.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo, Companhia das Letras, 2019. 

RIBEIRO, Maria. KELLEN, Jéssica. HILÁRIO, Rosangela Aparecida. Raça como casta, raça como potência: a força da ciência no combate a discriminação racial. Nexo, 2023.

ROBIN, R. A memória saturada. Trad. Cristiane Dias e Greciely Costa. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.

SANTINI, Daniel; ALBERGARIA, Rafaela; PAÍQUE, Duques Santarém. Mobilidade Antirracista. São Paulo. Autonomia Literária, 2021.

SOLER, Colette. O Em-corpo do sujeito: seminário 2001-2002. Tradução: Graça Pamplona, Sônia Magalhães, Cícero Oliveira, Elisabeth Saporitti. Ágalma, 2019.
——————–. Os afetos lacanianos. São Paulo, Aller, 2022.

SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro e ascensão social. Rio de Janeiro, Zahar, 2021.

SOUZA, Pedro. Enunciação e gestos corporais a voz como o ter lugar da resistência política. In: Soares, Thiago Barbosa; Cutrim, Ilza Galvão; Butturi Junior, Atilio (orgs.). Mídia, linguagem e sociedade: espaços, corpos e vozes na atualização da resistência. Editora Pontes, 2020, p. 213-229.

SOUZA, Ellen; NOGUEIRA, Sidnei; TEBET, Gabriela [Orgs.] Giro Epistemológico para uma Educação Antirracista. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. 

TRAVESTI, Florence Belladonna; DA SILVA JÚNIOR, Jonas Alves. SOBRE DIABOS, VIADOS E BICHAS PRETAS NA EDUCAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 7, n. 3, p. 1732-1737, 2021.

THEODORO, Mário. As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília, DF: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA, 2008. 

VALENTE, Ana Lucia E. F. Ser negro no Brasil hoje. São Paulo, Moderna, 1991. 

ZOPPI-FONTANA, M. Identidades informais: contradição, processos de designação e subjetivação na diferença. In: Organon, Volume 17, Número 35, p. 245-282

Documentários e curta-metragem

Vista a minha pele. Brasil. 2011
https://www.youtube.com/watch?v=m7rLDHeIK3k

A solidão da mulher negra. Programa Saia Justa. 2018.
https://www.youtube.com/watch?v=9NZPgVzrOTU

Flávia Pinto fala do RACISMO e MACHISMO contra as religiões de origem africana – Sexta Black
https://www.youtube.com/watch?v=4VebtxejcAM

Live

Pedro de Souza – UFSC – ABRALIN AO VIVO

Gestos de enunciação: falar de corpo inteiro na e pela linguagem
https://www.youtube.com/live/iglBkq5w290

Videoclipe

The Cartes – Apeshit (Beyoncé)
https://www.youtube.com/watch?v=kbMqWXnpXcA

Música

Clementina de Jesus
Ivone Lara
Elza Soares
Liniker
Linn da Quebrada
Maria Bethania
Mariene de Castro
Fabiana Cozza