PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL

Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia

JC 005 | Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia

Docente: Profs. Drs. Graça Caldas, Fabiano Ormaneze, Margarethe Steinberger-Elias
E-mail: caldasgraca@gmail.com
Horário: Quinta-feira, das 9h às 13h
Local: Sala de aula do LABJOR

Ementa

Aborda a linguagem como elemento de persuasão, construção do conhecimento, formação de mentalidades e constituição de cidadania a partir dos estudos da cultura midiática e tecnológica em diferentes gêneros e suportes. Reflete sobre as Teorias do Jornalismo e discute o papel social, o potencial dialógico e polissêmico da mídia como representação e recorte da realidade, simulacro do real. Identifica os enlaces do processo comunicacional que se formam a partir de teias multimídias e provocam sentidos múltiplos, visíveis e invisíveis. Discute o poder da mídia, o direito à informação e a sedução dos meios em seu contexto cultural e social a partir do trinômio informação, versão e realidade. Desenvolve a análise crítica do discurso  jornalístico e científico na perspectiva da argumentação e retórica a partir de textos teóricos e práticos. Examina a responsabilidade e a ética social de cientistas e jornalistas no processo de divulgação científica para a (re)construção de uma memória individual e coletiva.

Programa

Os cidadãos civilizados não são produtos do acaso, mas de um processo educativo (Karl Popper). Desenvolver a capacidade de leitura crítica do mundo, a partir da análise crítica do discurso jornalístico e do discurso científico, a partir da reflexão sobre linguagem e os sentidos produzidos; compreender os limites da referencialidade da linguagem e o processo da construção cotidiana dos discursos científico e jornalístico. Discutir o papel educativo da ciência e da mídia, bem como a responsabilidade social do cientista e do jornalista como agentes ativos no processo formação da opinião pública para a construção de uma  cultura científica.

Avaliação

A avaliação do curso será baseada na participação dos alunos, a partir de leitura de textos obrigatórios a serem indicados.  Serão, também, realizados seminários de temas elencados pelos professores. Considerando o papel educativo da mídia em  seus diferentes suportes no processo de construção do conhecimento, o curso prevê, ainda, a elaboração de um livro  paradidático em formato digital e impresso a ser elaborado coletivamente por professores e alunos. Para isso, as aulas serão divididas em teóricas e práticas. O tema do livro e a participação dos alunos, em grupos, serão discutidos no início da disciplina.

Conteúdo programático

O conteúdo programático da disciplina está distribuído em três blocos:
1. Mídia e Sociedade: cenários e perspectivas
1.1. A construção da opinião pública e o imaginário social
1.2. Teorias da notícia
1.3. Comunicação pública e cidadania: informação e conhecimento
1.4. Mídia e poder: relações, manipulações, ideologias
1.5. Mídia e opinião pública: técnica e ideologia na construção da informação
1.6. Mídia e memória: o jornalista como historiador do cotidiano/ Ficção e história: imprensa e
construção da realidade
2. Mídia e linguagem: a produção de sentidos
2.1. Linguagem, ideologia, mídia e poder
2.2. Mídia e linguagem: versão, realidade e recepção
2.3. As teorias do discurso: argumentação, persuasão e linguagem
2.4. Formação discursiva, memória e historicidade na produção dos sentidos
2.5. O discurso jornalístico sob impacto das novas tecnologias
2.6. Informação jornalistica, violações éticas e fake news
2.7. Linguagem, história e imaginário social
2.8. Verdade, realidade e discursividade na imprensa
3. Mídia, educação e ciência
3.1. Mídia e ciência, política, cultura
3.2. Construção do conhecimento
3.3. Discurso jornalístico x discurso científico
3.4. Leitura crítica da mídia/ educomunicação
3.5. Ciência cidadã e comunicação cidadã
3.6. Escola, política e ciência
OBS: As leituras obrigatórias a serem discutidas em sala de aula serão encaminhadas em PDF.

Bibliografia Geral

ALMINO, João. O segredo e a informação. Ética e política no espaço público. São Paulo:
Brasiliense, SP, 1986.
BARATA, Germana, CALDAS, Graça, GASCOIGNE, T. Brazilian Science communication research:
national and international contributions. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 2017
BACCEGA, Maria Aparecida. Do mundo editado à construção do mundo.
Comunicação & Educação, São Paulo: Moderna, n. 1, p. 7-8, set./dez., 1994.
BOURDIEU, Pierre. A opinião pública não existe. In: THIOLLENT, Michel (Org.). Crítica
metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1981.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da Ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico.
São Paulo: Editora da Unesp, 2003.
BRETON, Philippe. A argumentação na comunicação. Bauru: Edusc, 1999.
BOTTON, Alain de. Notícias: manual do usuário. São Paulo: Intrínseca, 2015.
CALDAS, Graça. Mídia, escola e leitura crítica do mundo. Revista Educação & Sociedade, 27,
2006, p/ 117-130.
CALDAS, Graça, TOLEDO, Vera. Mídia na escola e a leitura do mundo: a educomunicação como
incentivadora de novos conhecimentos. Revista ComCiência, 2013. Edição 154, p. 1-4

CALDAS, Graça. Comunicação, educação e cidadania: o papel do jornalismo científico.
In GUIMARÃES, Eduardo. Produção e circulação do conhecimento: política, ciência, divulgação.
Campinas: Pontes, 2003 p. 73-80.
CALDAS, Graça. Mídia e memória: a construção coletiva da história e o papel do jornalista
como historiador do cotidiano. In BEZZON, Lara, Crivelaro (org.). Comunicação, Política e
Sociedade. Campinas: Alínea, 2004, p.137-150.
CALDAS, Graça. O valor do conhecimento e da divulgação científica para a construção da
cidadania. Revista Comunicação & Sociedade 33 (56), 2014, 7-28.
CALDAS, Graça. Comunicação Pública e Ciência Cidadã. In OLIVEIRA, Maria José da C. (org).
Comunicação Pública. SP, Alínea, 2004, p. 29-47.
CALDAS, Graça. Jornalistas e cientistas: a construção coletiva do conhecimento. Revista
Comunicação & Sociedade, 2004. 25 (41), 39-53
CALDAS, Graça. O poder da divulgação científica na formação da opinião pública. In C. Moreira
de Souza, Comunicação, ciência e sociedade: diálogos de fronteira, 2004, p. 65-79.
CALDAS, Graça. Leitura Crítica da Mídia: educação para a cidadania. Revista Comunicarte, v.
19, n. 25, 2002, p. 133-144.
CALDAS, Graça. Divulgação Científica e relações de poder. Revista Informação & Informação,
v.15. n.1esp, 2010, p. 31-42.
GOMES, C. A.. Fake News, vacina e os tipos de desinformação. Cadernos de Linguística, v. 1, n.
4. p. 01-20, 25 fev. 2021. Disponível
em: https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/267 Acesso em 15 out.
2022.
GOMES, C. A.. Leitura de Fake News sobre vacinas na escola. MINDFLOW, Campinas – SP, 20
jun. 2022. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/mindflow/leitura-de-fake-news-
sobre-vacinas-na-escola/ Acesso em 15 out. 2022
GOMES, C. A.. A COVID-19 e o negacionismo. In: ARNT, Ana de Medeiros; Costa, Carolina
Frandsen; Carneiro, Erica Moreira Mariosa; Bonora Junior, Maurílio; Nichi, Jaqueline. (Org.).
Linha de Fundo: um giro de divulgação científica sobre COVID-19 pelo Blogs Unicamp. 1ed.
Campinas: Blogs de Ciência da Unicamp, 2021, v. 1, p. 77-80. Disponível em:
https://www.blogs.unicamp.br/linhadefundo/ Acesso em 15 out. 2022
GOMES, C. A.. Vacina, Estado e Liberdade: a manipulação do debate. In: ARNT, Ana de
Medeiros; Costa, Carolina Frandsen; Carneiro, Erica Moreira Mariosa; Bonora Junior, Maurílio;
Nichi, Jaqueline. (Org.). Linha de Fundo: um giro de divulgação científica sobre COVID-19 pelo
Blogs Unicamp. 1ed. Campinas: Blogs de Ciência da Unicamp, 2021, v. 1, p. 202-213. Disponível
em: https://www.blogs.unicamp.br/linhadefundo/
Acesso em 15 out. 2022
CAIAFA, Janice. Mídia e poderes: algumas notas e breve esboço de estratégias. Comunicação &
Política, v. 1, n. 1, p.73-88.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1986.
CHARAUDEUAU, Patrick. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2006.
CHARAUDEUAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto,
2008.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. São Paulo: Forense, 1982.
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia? São Paulo: Brasiliense, 1980.
CORACINI, Maria José. Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da Ciência. Campinas: Pontes,
1991.

COSTA, Caio Túlio. Ética, jornalismo e nova mídia: uma moral provisória. Rio de Janeiro: Zahar,
2009.
CURCINO, Luzmara; SARGENTINI, Vanice; PIOVEZANI, Carlos (Orgs.). Discurso e (pós-) verdade.
São Paulo: Parábola, 2021.
DA VIÁ, Sarah Chucid. Opinião Pública. Técnicas de formação e problemas de controle. São
Paulo: Loyola, 1983.
DIJK, Teun A. van. Cognição, discurso e interação. São Paulo: Contexto, SP, 1996.
FAUSTO NETO, Antonio. A deflagração do sentido. Estratégias de produção e de captura de
recepção. In: SOUSA, Mauro Wilton (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo:
Brasiliense, 1995.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Editora Vozes, Petrópolis, Rio de Janeiro, 1972.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3. Ed. São Paulo: Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Editora Graal, Rio de Janeiro, 1988.
GADINI, Sérgio, Luz. Interesses cruzados: a produção da cultura no jornalismo. São Paulo:
Paulus, 2009.
GASKELL, Martin W. Bauer e George (Ed.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som. Um
manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
GHILARDI, Maria Inês e BARZOTTO, Valdir Heitor (Orgs.). Mídia, Educação e Leitura. São Paulo:
Anhembi Morumbi, 1999.
GNERRE, Maurizzio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes Editora, SP, 1987.
GOMES, Mayra Rodrigues. Poder no Jornalismo. São Paulo: Ed. Hacker e Edusp, 2003.
GOMEZ, Guilherme Orozco. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania.
São Paulo: Paulinas, 2014.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. São Paulo: Civilização Brasileira,
Rio de Janeiro, 1978.
GUARESCHI, Pedrinho et al. Os construtores da informação. Petrópolis: Vozes, 2000.
GUILBERT, Thierry. As evidências do discurso neoliberal na mídia. Campinas: Editora da
Unicamp, 2020.
GUIMARÂES, Eduardo (Org.). Produção e circulação do conhecimento: política, ciência e
divulgação. Campinas: Pontes, 2003. (vols. 1 e 2).
JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. 19 ed. São Paulo: Cultrix, SP, 2009.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 1996.
KNELLER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: Edusc, 2001.
LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo, Ática, 1985.
LEBRUN, Gérard. O que é o poder?. Editora Brasiliense, SP, 1982.
LE GOFF, Jacques, et al. A nova história. Lisboa: Edições 79, 1980.
LOPES, Fernanda Lima; SACRAMENTO, Igor (Orgs.). Retórica e mídia: estudos ibero-brasilieros.
Florianópolis: Insular, 2009.
MAGALHÃES, Izabel (Org.). As múltiplas faces da linguagem. Brasília: Ed. UnB, 1996.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise dos textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, SP, 2000.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. A ação dos verbos introdutórios de opinião. In: MARCUSCHI, Luiz
Antonio. Fenômenos da linguagem: reflexões semânticas e discursivas. Rio de Janeiro: Lucerna,
2007, p. 146-168.
MARQUES DE MELO, José. Direito à informação. Campinas: Papirus, 1986.
MORA, Ana Maria Sánchez. A divulgação da ciência como literatura. Rio de Janeiro: Editora
UFRJ, RJ, 2003.
MOTTER, Maria Lourdes. Ficção e história. Imprensa e Construção da Realidade. São
Paulo: Ed. Arte & Ciência-Vilipress, 2001.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento. As formas do discurso. São Paulo:
Brasiliense, 1983.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. As formas do silêncio. No movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas:
Editora da Unicamp, 2007.
ORLANDI, Eni Pulcinelli (Org.) O discurso fundador. A formação do país e a construção da
identidade nacional. Campinas: Pontes, 1993.
ORLANDI, Eni P. A Leitura e os leitores. Campinas: Pontes, 2001.
ORLANDI, Eni P. Discurso e texto: formulação e circulação de sentidos. 3. ed. Campinas:
Pontes, 2008.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2009.
ORLANDI, Eni P. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. 2. ed. Campinas: Pontes, 2012.
ORMANEZE, Fabiano; PAVANI, Cecília; BORGES, Ana Gabriela Simões. (Orgs.). Comunicação,
educação e liberdade na sociedade do espetáculo. Campinas: Pontes, 2014.
ORMANEZE, Fabiano. Cientistas ou militantes? Biografia, movimentos sociais e divulgação
científica em Caros Amigos. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (Rebej). Brasília, v. 4, p.
41-58, 2014.
ORMANEZE, Fabiano. Do jornalismo literário ao científico: biografia, discurso e representação.
Campinas: Pontes, 2015.
ORMANEZE, Fabiano. Do estético ao ideológico na análise das narrativas jornalísticas: o caso
das histórias de vida. In: SOSTER, Demétrio de Azeredo; PICCININ, Fabiana Quatrin. (Org.).
Narrativas Midiáticas Contemporâneas: Perspectivas Epistemológicas. Santa Cruz do Sul (RS):
Catarse, 2017, p. 200-211.
ORMANEZE, Fabiano. Sobre sardinhas e brasas: que diferença faz a Análise de Discurso para
(futuros) jornalistas e publicitários?. PORTOR JR.; Francisco Gilson Rebouças (Org.).
Comunicação e Jornalismo: metodologias para se pensar a
docência, o ensinar e o pesquisar. Vol. 2: Construir caminhos. Palmas: Editora UFT, 2021, v. 2,
p. 187-212.
OSAKABE, Haquira. Argumentação e discurso político. São Paulo: Editora Kairós, 1979.
PÊCHEUX, Michel. O Discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Pulcinelli Orlandi.
Campinas: Pontes, 1997
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5. ed. Campinas:
Editora da Unicamp, 2009.
PEREIRA, Francisco C. Estudo da paráfrase como estratégia discursiva em manuais didáticos de
filosofia do ensino médio. Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da
Matemática, Santo André: UFABC, 2017.
PINTO, Milton. Comunicação e discurso. São Paulo: Hacker Editores, 1999.
POSSENTI, Sírio. O sujeito fora do arquivo. In: MAGALHÃES, Izabel (Org.). As múltiplas faces da
linguagem. Brasília: Ed. UnB, 1996.
POSSENTI, Sírio. Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
RAMOS, Roberto (org.) Mídia, textos & contextos. Porto Alegre: EdipucRS, 2001.
ROQUEPLO, Philippe. Le partage du savoir – Science, culture, vulgarisation. Paris: Seuil, 1974.
SANTAELLA, Lucia. Produção de linguagem e ideologia. São Paulo: Cortez, 1996.
SANTAELLA, Lucia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? São Paulo: Estação das Letras e Cores,
2020.
SANTOS, Patricia Dias; STEINBERGER-ELIAS, Margarethe Born. Mapeando redes científicas
multidisciplinares com WebQualis. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v.7, p. 205-418,
2010.

SILVA, Stella de Mello, CALDAS, Graça. O uso da mídia no ensino médio: a revista Carta na
Escola como (im) possibilidade de aprendizado. Revista Comunicação & Sociedade 36 (1),
2014, p. 229-254
SILVA, Silmara Dela; LUNKES, Fernanda (Orgs.). Mídia e(m) discurso: percursos de pesquisa.
Campinas: Pontes, 2022.
SOUSA, Mauro Wilton de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense,
1995.
STEINBERGER, Margarethe Born. Discursos geopolíticos da mídia. São Paulo: Educ, Fapesp,
Cortez, 2005.
STEINBERGER, Margarethe Born. El Consumo de Información Periodística como Trabajo Social
en la Economía de las Representaciónes Digitales. Revista Latinoamericana de Ciencias de la
Comunicación. , v.Año 3, p.36 – 47, 2006.
STEINBERGER, Margarethe Born. El Periodista como consumidor de información en la
economía de las representaciónes digitales. Eptic On-Line (UFS). v.VIII, p.2 – 2006.
STEINBERGER-ELIAS, Margarethe Born. Les Nouvelles Conditions de Production des Sciences
de l’Information et Communication: embarras et dilemmes. Comunicação: Veredas (UNIMAR).
v.2009-1, p.67 – 84, 2009.
TORO, José Bernardo, WERNECK, Nisia Maria Duarte. Mobilização Social: um modo de
construir a democracia e a participação. UNICEF, 1996.
VASCONCELOS, Sílvia Inês C.C. de. Os discursos jornalísticos: manchete, reportagem,
classificados & artigo. Maringá: Ed. da Univali, 1999.
VERÕN, Eliseo. Ideologia, estrutura e comunicação. São Paulo: Cultrix, São Paulo, s/d.
VOGT, Carlos. Linguagem, pragmática e ideologia. São Paulo: Editora Hucitec/Funcamp, 1980.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
ZIMAN, John. A força do conhecimento. São Paulo: Edusp, SP, 1981.
ZOPPI-FONTANA, Mónica G. Pós-verdade e enunciação política: entre a mentira e o rumor. In:
CURCINO, Luzmara; SARGENTINI, Vanice; PIOVEZANI, Carlos (Orgs.).
Discurso e (pós-) verdade. São Paulo: Parábola, 2021.