O curso abordará a distinção entre os pressupostos teóricos que norteiam uma pesquisa e os procedimentos metodológicos usados para desenvolvê-la. Será dado, primeiramente, um exemplo específico, para depois serem abordadas diferentes metodologias de pesquisa, de acordo com as escolhas teóricas e metodológicas dos alunos matriculados na disciplina e de seus respectivos orientadores. O objetivo principal é dar subsídios para que os alunos possam, por um lado, conhecer diferentes abordagens metodológicas, e por outro, se aprofundar naquela que escolheram para usar em seu trabalho, capacitando-os para pensar na referência que farão aos pressupostos teóricos e nos procedimentos metodológicos ao redigirem suas dissertações.
Bibliografia
Bibliografia básica inicial
Bakhtin, Mikhail. Estética da criação verbal. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
Certeau, Michel de. A invenção do cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
Cunha, R. B. Indícios de leitura, visões de mundo e construções de sentido. Campinas (SP): IEL/Unicamp, 2009 (tese de doutorado).
Freire, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 44ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
Ginzburg, Carlo. “Sinais: Raízes de um paradigma indiciário”. Em Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Bibliografia complementar
Textos teóricos de referência ligados à pesquisa de cada aluno e dissertações do MDCC já defendidas dentro da linha de pesquisa de cada aluno.