Do método em Análise de Discurso
Essa disciplina tem como objetivo se dedicar ao estudo do método de pesquisa em Análise de Discurso. Para tanto, vamos explorar o lugar da interpretação em análise de discurso, as bases da análise do objeto de pesquisa, a questão de método, do dispositivo e do procedimento analítico. Esses serão os eixos norteadores da disciplina, a serem desenvolvidos passo a passo a partir da exploração do corpus de pesquisa dos alunos. No movimento entre teoria, método e análise, nos debruçaremos sobre o trabalho 1) do objeto de análise e da construção do arquivo de pesquisa, 2) do corpus de análise e do movimento de leitura e descrição (paráfrase, polissemia e metáfora) e 3) da prática analítica e os tipos de análise.
Bibliografia inicial:
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
___. Linguagem e método: uma questão da análise de discurso. In. Discurso e leitura. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 15-33.
___. Segmentar ou recortar? In. Linguística: questões e controvérsias. Publicação do Curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Letras das Faculdades Integradas de Uberaba. Uberaba, 1984.
___. Silêncios: presença e ausência. ComCiência, n. 101. Campinas, 2008.
___. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. Campinas: Pontes, 2012.
___. Interpretação: autoria e efeitos do trabalho simbólico. São Paulo: Cortez, 1998.
PETRI, Verli e DIAS, Cristiane (orgs.) Análise de discurso em perspectiva: teoria, método e análise. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2013.
DIAS, Cristiane e PAVEAU, Marie-Anne (orgs). Análise do discurso digital: que conceitos e que dispositivos? Fragmentum, n. 48, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/fragmentum/issue/view/1084
DIAS, Cristiane. Análise do discurso digital: sobre o arquivo e a constituição do corpus. In. Revista Estudos Linguísticos. vol. 44, n. 3, 2015. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1030
GUILHAUMOU, Jacques [et. al] (orgs.). Novos gestos de leitura ou o ponto de vista da análise de discurso sobre o sentido. In. Discurso e arquivo: experimentações em análise do discurso. Trad. Carolina Fedatto e Paula Chiaretti. Campinas: Editora da Unicamp, 2016.
PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In. ORLANDI, Eni (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 3 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2010. p. 49-59.
DELA-SILVA, Silmara. Discurso, arquivo e saber: a mídia na constituição de arquivos na atualidade. In. MARIANI, Bethania [et. al.] (orgs). Discurso, arquivo e… Rio de Janeiro: 7Letras, 2011. p. 234-243.
___. Do acontecimento jornalístico e do arquivo: efeitos do/no discurso. In. GRIGOLETTO, Evandra e DE NARDI, Fabiele. A Análise do discurso e sua história: avanços e perspectivas. Campinas: Pontes, 2016. p. 257-269.
PFEIFFER, Claudia, GRANTHAN, Marilei. Sentidos em redes imagéticas: um gesto de análise na saúde pública. In. GRIGOLETTO, Evandra e DE NARDI, Fabiele. A Análise do discurso e sua história: avanços e perspectivas. Campinas: Pontes, 2016. p.283-296.
SALLES, Atílio Catosso, COSTA, Greciely. Recortes e(m) análise: no movimento da narratividade cinematográfica. In. Rua [online] n. 22, vol. 2, p. 553-572. Disponível em: http://www.labeurb.unicamp.br/rua/web/rua2/PDF/Revistas/7/revistaRua_7_76.pdf