PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL

Metodologia de Pesquisa

JC108/A | Metodologia de Pesquisa

Docente: Profa. Dra. Cristiane Pereira Dias
Horário: Terça-feira - 09:00-13:00
Local: Sala de Aula do Labjor

Do método em Análise de Discurso

Essa disciplina tem como objetivo se dedicar ao estudo do método de pesquisa em Análise de Discurso. Para tanto, vamos explorar o lugar da interpretação em análise de discurso, as bases da análise do objeto de pesquisa, a questão de método, do dispositivo e do procedimento analítico. Esses serão os eixos norteadores da disciplina, a serem desenvolvidos passo a passo a partir da exploração do corpus de pesquisa dos alunos. No movimento entre teoria, método e análise, nos debruçaremos sobre o trabalho 1) do objeto de análise e da construção do arquivo de pesquisa, 2) do corpus de análise e do movimento de leitura e descrição (paráfrase, polissemia e metáfora) e 3) da prática analítica e os tipos de análise.

 

Bibliografia inicial:

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

___. Linguagem e método: uma questão da análise de discurso. In. Discurso e leitura. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 15-33.

___. Segmentar ou recortar? In. Linguística: questões e controvérsias. Publicação do Curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Letras das Faculdades Integradas de Uberaba. Uberaba, 1984.

___. Silêncios: presença e ausência. ComCiência, n. 101. Campinas, 2008.

___. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. Campinas: Pontes, 2012.

___. Interpretação: autoria e efeitos do trabalho simbólico. São Paulo: Cortez, 1998.

PETRI, Verli e DIAS, Cristiane (orgs.) Análise de discurso em perspectiva: teoria, método e análise. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2013.

DIAS, Cristiane e PAVEAU, Marie-Anne (orgs). Análise do discurso digital: que conceitos e que dispositivos? Fragmentum, n. 48, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/fragmentum/issue/view/1084

DIAS, Cristiane. Análise do discurso digital: sobre o arquivo e a constituição do corpus. In. Revista Estudos Linguísticos. vol. 44, n. 3, 2015. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1030

GUILHAUMOU, Jacques [et. al] (orgs.). Novos gestos de leitura ou o ponto de vista da análise de discurso sobre o sentido. In. Discurso e arquivo: experimentações em análise do discurso. Trad. Carolina Fedatto e Paula Chiaretti. Campinas: Editora da Unicamp, 2016.

PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In. ORLANDI, Eni (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 3 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2010. p. 49-59.

DELA-SILVA, Silmara. Discurso, arquivo e saber: a mídia na constituição de arquivos na atualidade. In. MARIANI, Bethania [et. al.] (orgs). Discurso, arquivo e… Rio de Janeiro: 7Letras, 2011. p. 234-243.

___. Do acontecimento jornalístico e do arquivo: efeitos do/no discurso. In. GRIGOLETTO, Evandra e DE NARDI, Fabiele. A Análise do discurso e sua história: avanços e perspectivas. Campinas: Pontes, 2016. p. 257-269.

PFEIFFER, Claudia, GRANTHAN, Marilei. Sentidos em redes imagéticas: um gesto de análise na saúde pública. In. GRIGOLETTO, Evandra e DE NARDI, Fabiele. A Análise do discurso e sua história: avanços e perspectivas. Campinas: Pontes, 2016. p.283-296.

SALLES, Atílio Catosso, COSTA, Greciely. Recortes e(m) análise: no movimento da narratividade cinematográfica. In. Rua [online] n. 22, vol. 2, p. 553-572. Disponível em: http://www.labeurb.unicamp.br/rua/web/rua2/PDF/Revistas/7/revistaRua_7_76.pdf