Esta disciplina aborda as relações entre tecnologias, ciências e culturas, entendidas tanto no sentido estético como no sentido sociológico e antropológico do termo. Será constituída por debates sobre as múltiplas conexões entre tecnologia e cultura, com especial atenção para a exploração da cultura do digital e das tecnociências na atualidade.
Nesta edição, o curso estará voltado para as tecnologias de informação e comunicação (TICs) na contemporaneidade especificamente como mediadoras de relações de poder que envolvem esquemas de dominação e de exercício da liberdade. Os debates sobre raça e gênero em relação com as TICs fazem parte dos tópicos tratados pela disciplina, que lançará mão da literatura científica especializada, bem como de obras fílmicas e literárias de ficção.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos celebra, em seu artigo 19, a liberdade de expressão como aquela que preserva o direito “de procurar, receber e difundir […] informações e ideias por qualquer meio de expressão”. Trata-se de um princípio essencial para a autodeterminação dos povos e dos indivíduos. Na atualidade, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) exercem papel fundamental para possibilitar o pleno exercício dos direitos. Ao investigar sobre as implicações políticas das TICs, esta disciplina pretende justamente iluminar situações em que estas contribuem para o aprofundamento da desigualdade e das relações de opressão que impedem a efetivação de alguns direitos fundamentais.
Avaliação:
A avaliação do curso incluirá dois itens:
1) participação do aluno no decorrer do curso (50% da nota)
2) entrega de um texto final (50% da nota)
Participação: as aulas preveem a discussão da bibliografia do curso. Para isso, as pessoas matriculadas deverão trazer para a aula anotações sobre a leitura prévia dos textos sugeridos na bibliografia. O debate dos textos é fundamental para o bom andamento do curso.
Texto final: cada aluno deverá entregar um texto que trate dos temas abordados no curso e que deverá ter no máximo 10 páginas, com espaço 1,5; fonte Arial; tamanho 11. A proposta de texto final deverá ser discutida previamente com os professores responsáveis pela disciplina. Os trabalhos não serão aceitos trabalhos após a data máxima de entrega 04/12/23.
Alterações: No decorrer do curso algumas leituras e vídeos podem ser alterados em função das dinâmicas em sala de aula e interesses dos alunos e professores. As modificações serão indicadas com antecedência.
PROGRAMA DE CURSO
03 de agosto – Aula 1
Debate sobre a proposta do curso, incluindo as atividades de leitura e participação dos estudantes bem como das formas de avaliação.
Leitura recomendada:
SANTOS, Laymert Garcia dos. (2022). Por uma sociologia não autocrática das máquinas. Ideias, 13(00), e022026.
Bibliografia complementar:
SIMONDON, Gilbert. “Introdução”. El modo de existencia de los objetos técnicos. tradução de Margarita Martínez e Pablo Rodríguez. Buenos Aires: Prometeo Editorial. 2008.
Material extra: Serie Severance (2019)
10 de agosto Aula 2
Leitura recomendada:
SANTOS, Laymert Garcia dos. (2003). “A informação após a virada cibernética”. Revolução tecnológica, internet e socialismo. São Paulo, SP: Editora Fundação Perseu Abramo, [pp. 9-33]
Bibliografia complementar:
HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue. In: Antropologias do Ciborgue: as vertigens do pós humano. Tomaz Tadeu (org). Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2009. Ler: pp. 35-99.
RODRÍGUEZ, Pablo Historia de la información. Del nacimiento de la estadística y la matemática moderno a los medios masivos y las comunidades virtuales. Buenos Aires: Capital intelectual, 2012.
Material extra: Filme Gattaca (Andrew Niccol, 1997)
17 de agosto – Aula 3
Matteo Pasquinelli e Vladan Joler, “O manifesto Nooscópio: Inteligência Artificial como Instrumento de Extrativismo do Conhecimento”, [Trad. Leandro Módolo & Thais Pimentel] KIM research group (Karlsruhe University of Arts and Design) e Share Lab (Novi Sad), 1 de Maio de 2020. Texto original: https://nooscope.ai/
Bibliografia complementar:
Kate Crawford e Vladan Joler “Anatomia de um sistema de Inteligência Artificial” (2020).
LAPOUJADE, David. A alteração dos mundos. São Paulo: N-1 Edições, 2022
Material extra: Philip K. DICK. The day Mr. Computer fell out of its tree (1987[1977])
24 de agosto – Aula 4
MARTINS, Herminio; GARCIA, Jose Luiz (2013). A Hegemonia cibertecnológica em curso: uma perspectiva crítica. IN. MARTINHO, Teresa.D & GARCIA, J.L. (orgs) Cultura e Digital em Portugal. Lisboa: Ed. Afrontamento.
Material extra: Filme Dr. Fantastico, Stanley Kubrick (1964) – exibição da primeira parte
31 de agosto – Aula 5
RODRÍGUEZ, Pablo Manolo; SANDRONE, Dario. (2020) “El ajedrez, el go y la máquina. El desafío de las plataformas para América Latina” IN: TELLO, Andrés Maximiliano (editor). Tecnología, política y algoritmos em América Latina. CENALTES ediciones. Viña del Mar. [pp. 35-53]
Bibliografia complementar:
SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2015.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Tratado de nomadologia. IN: Mil Platôs, vol. 5. São Paulo: Ed. 34, 1997.
Material extra: Filme Dr. Fantastico, Stanley Kubrick (1964) – exibição da segunda parte
21 de setembro – Aula 6
CESARINO, Letícia. Pós-Verdade e a Crise do Sistema de Peritos: uma explicação cibernética. Ilha – Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 23, n.1, p. 73-96, 202.
Material extra: Driblando a democracia – Documentário • França • 2018 • 52 min • cor. Direção: Thomas Huchon
21 de setembro – Aula 7
Racismo algoritmico e Afrofuturismo, aula aberta com Prof. Edward King, 21/09, das 19h00 às 22h30, Anfiteatro do IEL.
A aula é uma iniciativa da disciplina LP 226 do IEL para estudantes de Pós-Graduação do IEL e IA
O Prof. King dará aula em português abordando o Afrofuturismo e outras formas culturais e artísticas de resistência ao racismo algoritmico no Brasil. Não é preciso fazer inscrição e será fornecido atestado de participação para quem solicitar.
28 de setembro – Aula 8
SILVA, Tarcizio. Visão computacional e racismo algorítmico: branquitude e opacidade no aprendizado de máquina. Revista da ABPN, • v. 12, n. 31 • dez 2019 – fev 2020, [pp. 428-448]. DOI:10.31418/2177-2770.2020.v12.n.31.p428-448
05 de outubro – Aula 9
Lippold, Walter; Faustino, Deivison. (2022). Colonialismo digital, racismo e acumulação primitiva de dados. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(2), 56–78.
19 de outubro – Aula 10
HORA, Ana Carolina das Neves Silva da. (2021). Ética em IA – Investigando o Racismo Algoritmico no Reconhecimento Facial. TCC – PUC-RJ.
26 de outubro – Aula 11
SANTOS, L,G.; SILVA, R. A.; FERREIRA, P.P. Do gorila amestrado de taylor ao macaco de nicolelis. https://doi.org/10.1590/S1981-77462010000300013
Material extra: O Teorema Zero (Terry Gilliam, 2014)
09 de novembro – Aula 12
OLIVEIRA, Debora Prado; ARAUJO, Daniela Camila; KANASHIRO, Marta Mourão. Tecnologias, infraestruturas e redes feministas: potências no processo de ruptura com o legado colonial e androcêntrico. DOSSIÊ TECNOPOLÍTICAS DE GÊNERO • Cad. Pagu (59) • 2020 • https://doi.org/10.1590/18094449202000590003
16 de novembro – Aula 13
TELLO, Andrés Tecnologías insurgentes. (2020) Apropiación tecnológica y disidencias maquínicas en América Latina IN: TELLO, Andrés Maximiliano (editor). Tecnología, política y algoritmos em América Latina. CENALTES ediciones. Viña del Mar. [pp. 55-77]
23 de novembro – Aula 15
RODRIGUES, Carolina Cantarino; GONZALEZ, Cristina; VINCENTIN, Diego J.; CRUZ, Maria Carolina Scartezini; KANASHIRO, Marta Mourão. IoT nas tramas da ficção. ClimaCom – Povos Ouvir : A Coragem da Vergonha [Online], Campinas, ano 6, n. 16, Dez. 2019. Disponível: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/carolina-cantarino rodrigues-cristiana-gonzalez-diego-j-vicentin-maria-carolina-scartezini-cruz-martamourao-kanashiro-iot-nas-tramas-da-ficcao
30 de novembro – avaliação da disciplina pelos(as) estudantes e professores
04 de dezembro – prazo máximo para entrega do trabalho final para avaliação
As notas serão disponibilizadas junto a DAC até dia 19 de dezembro de 2023