Esta disciplina discutirá, na sua primeira parte, como o texto foi tratado na história dos estudos sobre a linguagem. Na segunda parte tratará da questão do texto, do ponto de vista de disciplinas atuais, como a análise de discurso. Nesta parte será incluída a questão do texto relativamente às linguagens não verbais. Na terceira parte será discutida a noção de texto e suas mutações a partir das TICs e da internet.
Bibliografia
Assange, Julian [et al.]. Cypherpunks: liberdade e o futuro da internet. Trad. Cristina Yamagami. São Paulo: Boitempo, 2013.
Foucault, Michel. O que é um autor? 4 ed. Trad. António Cascais. Portugal: Passagens, 2000.
Furtado, José Afonso. O papel e o pixel: do impresso ao digital: continuidades e transformações. Florianópolis: Escritório do Livro, 2006.
Gallo, Solange Leda (org.). Análise de Discurso e divulgação de conhecimento. Revista Linguagem em Discurso. V. 11, n. 3. Universidade do Sul de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem. Editora Unisul, set/dez. 2011.
Medeiros, Caciane Souza de. Sociedade da imagem: a (re)produção de sentidos da mídia do espetáculo. I. ed. Santa Maria: PPGL, 2013. v. 1.
Orlandi, Eni; Lagazzi, Suzy. Discurso e textualidade. Campinas: Pontes, 2006.
Orlandi, Eni. Discurso e texto. Campinas: Pontes, 2001.
Orlandi, Eni. Discurso em Análise: sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Pontes, 2012.
Pariser, Eli. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Trad. Diego Alfaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
Pêcheux, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. 5 ed. Trad. Eni P. Orlandi. Campinas: Pontes, 2008.
Sfez, Lucien. Critique de La communication. Paris: Seuil, 1990.
Souza, Pedro. A autoria vista sob o suporte tecnológico. In. Revista Multiciência. n. 2, 2004. http://www.multiciencia.unicamp.br/intro_02_f.htm
Trivinho, Eugênio: Epistemologia em ruínas: a implosão da Teoria da Comunicação na experiência do ciberespaço. In. Martins, Francisco M.; Silva, Juremir M. (orgs) Para navegar no século 21. 3 ed. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 2003.
Vandendorpe, Christian. Du papyrus à l’hipertexte: essai sur les mutations du texte et de la lecture. Paris: La Découverte, 1999. http://vandendorpe.org/papyrus/PapyrusenLigne.pdf