As aulas da disciplina estão estruturadas em 3h/a de atividades síncronas e 1h/a de atividades assíncronas.
A disciplina tem como objetivo propor uma discussão introdutória sobre a Análise do discurso digital e seus métodos de observação dos fenômenos das fake news, bem como de seus efeitos no processo de constituição, formulação e circulação do discurso político e dos discursos científicos, que implicam a viralização como forma material do sentido.
Para tanto, apresentaremos análises de distintas materialidades, discorrendo sobre as especificidades da construção de corpus digital, considerando a quantidade como característica relevante, e sobre os dispositivos teóricos e analíticos da análise do discurso, considerando o digital como um novo campo de questões.
Bibliografia Básica
- CARREON, R.O.; BARONAS, R.L. Lives presidenciais: reflexões iniciais sobre o discurso político digital. Revista da Abralin, v. 19, n. 3, dezembro/2020, p. 541-561.
- CARVALHO, R.L.V.R. Notícias falsas ou propaganda?: Uma análise do estado da arte do conceito fake news. Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação, Vol. 7, nº 13, janeiro-junho/2019, p. 21-30.
- DIAS, C. Textualidades seriadas: entre a repetição, a regularização e o deslocamento, o caso dos memes. Revista RASAL linguística, 2019, p. 55-74
- DIAS, C. Análise do discurso digital: Sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
- DI FELICE, M. A cidadania digital: a crise da ideia ocidental de democracia e a participação nas redes digitais. São Paulo: Paulus, 2020, 184 p.
- FERNANDES, C. B.; CASTRO, L. C. de. (orgs.) Linguagem em (Dis-)Curso: o espaço digital como lugar de produção de sentidos. Londrina : Syntagma Editores, 2019.
- MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola, 2008.
- ORLANDI, E. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2020.
- PAVEAU, M-A. L’Analyse du discours numérique. Dictionnaire des formes et des pratiques. Paris: Hermann. 2017.
- RECUERO, R.; GRUZD, A. Cascatas de Fake News Políticas: um estudo de caso no Twitter. Galaxia (São Paulo, online), ISSN 1982-2553, n. 41, mai-ago., 2019, p. 31-47.