Ciborgue, precário, zumbi. O curso pretende trazer para a discussão dois personagens em evidência na literatura de ficção científica e discuti-los à luz de bibliografia que pensa questões como transhumanismo, natureza e cultura, hibridismo, cibernética e trabalho.
O desenvolvimento científico e a atual configuração do capitalismo despertam temores e esperanças que por diversas vezes são refletidos e elaborados em obras da ficção popular. Ciborgues e zumbis são figuras frequentes hoje em filmes e livros de ficção científica e terror. Despertam medo e fascínio no público e ganham vida for a das telas. Lidam com ideias como monstruosidade, coletivismo, sobrevivência, evolução, inteligência, força coletiva e consciência.
A partir dessas duas imagens e de dois textos tomados como fundamentais (o Manifesto Ciborgue, de Donna Haraway e o Manifesto Zumbi, de Sarah Juliet Lauro e Karen Embry) vamos discutir o mundo do trabalho no capitalismo contemporâneo, com especial atenção na figura do precariado. Usaremos da tipificação estabelecida por Guy Standing mas também buscaremos críticas a ela e formulações teóricas anteriores.
O curso exige boa compreensão do inglês.
PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Turma A – Tópicos Atuais em Ciência e Cultura
JC 003 | Turma A – Tópicos Atuais em Ciência e Cultura
Docente: Prof. Rafael de Almeida Evangelista
Horário: Quinta-feira das 14h às 18h
Local: sala de aulas Labjor