O podcast Ecoa Maloca acaba de lançar novo episódio sobre a emergência climática e seus impactos nas populações indígenas. Ao longo de pouco mais de 30 minutos, traz depoimentos com especialistas e lideranças indígenas sobre a mais severa das secas que atingiu o país, resultando em diminuição histórica dos leitos de grandes rios amazônicos como Madeira, Solimões, Juruá e Purus e afetando direta e fortemente as comunidades ribeirinhas.
Idealizado por Germana Barata, pesquisadora do Labjor/Nudecri, e Juliana Sangion, jornalista da Unicamp e professora de audiovisual, o Ecoa Maloca há quase cinco anos e reúne estudantes indígenas de diferentes cursos e etnias da Unicamp para roteirização e locução.
Nesta quinta temporada, a equipe é formada por Geovana Ticuna, Angelina Ferreira, da etnia Baniwa, Lucas Matos, da etnia Tariano, Nalbert Barreto, da etnia Baré e conta com a colaboração de Denis Camico, da etnia Baré. O projeto tem também a edição e mixagem de Octávio Fonseca e Matheus Mota, além da parceria com a Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp e com o suporte da Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil da Unicamp.
O podcast pretende mediar o diálogo entre ciência e o mundo universitário e as comunidades indígenas e seus sabores. O diálogo tão necessário para derrubar preconceitos e fortalecer a diversidade de conhecimentos é chave para o desenvolvimento sustentável e a melhor interação entre ciência e sociedade.
O episódio 24 – Emergência climática e os povos indígenas pode ser ouvido no site do Ecoa Maloca, além do Spotify e no Apple Podcast.