Pesquisadoras do Laboratório de Inclusão na Comunicação e na Ciência (LABinCC) publicaram artigo sobre práticas de Ciência Aberta durante a pandemia de Covid-19. A pesquisa, publicada na Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, mostra que o acesso universal ao conhecimento científico foi uma preocupação da comunidade de ciência aberta durante a pandemia. O artigo “Pandemia trouxe mais oportunidades para inclusão na ciência” está disponível em português, em inglês e em áudio e traz ainda destaque para os debates de Equidade, Diversidade e Inclusão.
A hipótese que balizou o trabalho era sobre se o discurso de ciência aberta era mais um debate interno à comunidade científica — com uma circulação entre pares — ou se há intenções de que esse conhecimento ultrapasse os muros da academia.
Os resultados indicam que 70% dos documentos incluíram discussões sobre acesso público e universal ao conhecimento, enquanto 36% mencionaram valores de equidade, diversidade e inclusão . Dos documentos analisados, 23% não mencionaram nenhuma dessas duas categorias e 77% apresentaram ao menos uma delas.