VOZES: O valor da abertura e da inclusão à medida que a emergência da COVID diminui

Neste projeto, propõe-se investigar como a pandemia de Covid-19 contribuiu na mudança da forma como realizamos,  comunicamos e interagimos com a ciência. Acredita-se que essas mudanças têm o potencial de promover uma abordagem  mais aberta e inclusiva à investigação e ao conhecimento e de reforçar a nossa capacidade de enfrentar os desafios sociais  presentes e futuros, mas, apenas se as mudanças persistirem para além da pandemia. Nesse sentido, o projeto busca  também partilhar novas evidências empíricas sobre o valor da abertura da ciência, a outros académicos e ao público, durante  e após a pandemia.

Dessa forma, a equipe transnacional de acadêmicos com conhecimentos, principalmente, em ciência  aberta, comunicação académica e científica e impacto da investigação se propõem a investigar três questões principais no  contexto da pandemia e do período pós-pandemia: 1) Qual é o valor da ciência aberta discutida e posicionada? 2) Quem  adotou ou contribuiu para práticas de ciência aberta e como? e 3) Como a relação entre a pesquisa e o público foi afetada  pela abertura da pesquisa? Para isso, os pesquisadores empregam uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos  das ciências sociais e da informação para demonstrar o valor a longo prazo da abertura, inclusão, e equidade na comunicação  da ciência, alertando contra quaisquer barreiras e efeitos de impedimento.

Coordenador(a):
Profa. Dra. Germana Fernandes Barata