PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO
Divulgação Científica e Cultural
Linhas de Pesquisa
O Programa de Pós-Graduação em Divulgação Cientifica e Cultural possui 4 linhas de pesquisa as quais se vinculam os pesquisadores, professores e docentes dos cursos oferecidos. A partir dessas linhas de pesquisa estruturam-se as investigações do laboratório.
Cultura Científica e Sociedade
Reúne estudos sobre os fenômenos contemporâneos ligados à cultura em geral e à cultura científica em particular, propondo análises sobre a divulgação de manifestações culturais e no jornalismo científico que contribuam para a compreensão, entendimento e explicação da dinâmica das relações entre culturas, ciências, tecnologias, inovação e sociedade.
Abarca, desse modo, análises sobre a produção e circulação das ciências em instituições de ensino e pesquisa, revistas, jornais, museus, sites institucionais, blogs, feiras de ciências, observando a relação e o diálogo entre mídia e educação, bem como no ensino das ciências e na formação de professores. Objetiva mapear e analisar discursos, representações e significações e seus impactos culturais, sociais e políticos. Propõe, também, a produção e desenvolvimento de conteúdos jornalísticos e de divulgação das ciências nos mais diversos veículos e suportes, não apenas como meios de comunicação, mas como espaços de experimentação da escrita, do pensamento e da formação crítica e cidadã no processo educativo do uso das mídias na educação formal e não formal.
Grupos de pesquisa e publicações relacionadas:
Professores que participam desta Linha de Pesquisa:
Literatura, artes e comunicação
Grupos de pesquisas e publicações relacionadas:
Professores que participam desta Linha de Pesquisa:
Percepção Pública da Ciência e Tecnologia
Grupo de pesquisa e publicações relacionadas:
Grupo de pesquisa #TemCiencianoBR
Professores que participam desta Linha de Pesquisa:
Informação, Comunicação, Tecnologia e Sociedade
Volta-se à produção de estudos que visam a compreensão crítica, analítica e reflexiva dos processos de produção e consolidação das tecnologias e das ciências na contemporaneidade. A partir de referenciais das ciências sociais e da comunicação, esta linha de pesquisa considera como campo fundamental de investigação as transformações sociais, políticas, e culturais em conexão com as tecnologias e as ciências. Os processos de divulgação ou comunicação das ciências e tecnologias são ampliados ou deslocados na medida em que se reconhecem como válidas diferentes produções de conhecimento e de tecnologia. São temas recorrentes de pesquisa nesta linha: tecnociência; tecnologias de informação e de comunicação; internet, redes sociais e cultura digital; comunicação, ciência e capitalismo; gênero, corpo, raça; movimentos sociais.
Grupos de pesquisas e publicações relacionadas:
Professores que participam desta Linha de Pesquisa: