Iniciativa desenvolvida no Labirinto (Labjor, Unicamp) recebe destaque nacional com menção honrosa por suas contribuições ao ensino, pesquisa e comunicação sobre dignidade menstrual e adolescência
O projeto de extensão “Menstruação e Antropologia: Multiplicando possibilidades para alcançar dignidade”, parte do Programa “Olhos no Futuro” da Universidade Estadual de Campinas, recebeu menção honrosa no Prêmio ANPOCS de Extensão Universitária 2024, destacando-se entre iniciativas de diversas instituições de ensino superior no país. O prêmio, concedido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), confere estatuto e reconhecimento distintivos às iniciativas de extensão universitária conduzidas pela comunidade de cientistas sociais.
Coordenado pela pesquisadora e professora Dra. Daniela Tonelli Manica, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), o projeto tem como objetivo ampliar o debate sobre menstruação nas escolas a partir de uma abordagem interdisciplinar, que também seja sensível às questões socioeconômicas e culturais que permeiam a menstruação. A iniciativa envolve a participação de pesquisadoras de iniciação científica para o ensino médio, graduação, pós-graduação e pós-doutorado. Além disso, o projeto conta com parceria com o podcast de antropologia Mundaréu (Unicamp / UnB), e o Projeto “Olhos no Futuro: a sustentabilidade como promotora do trabalho decente e da infância e juventude”, Programa de Extensão Comunitária vinculado ao Campus Sustentável, da Unicamp.
Iniciado em 2022, o projeto promove oficinas com estudantes de escolas públicas de Campinas. Durante o projeto, foi produzida uma série de podcast chamada “De Lua em Lua”, que leva os saberes antropológicos produzidos em contexto acadêmico para os debates sobre dignidade menstrual, em especial junto a jovens.
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) é uma das principais entidades brasileiras que promove a integração entre pesquisadores, com o objetivo de fortalecer a pesquisa e a pós-graduação em Ciências Sociais no Brasil. O Prêmio de Extensão Universitária busca valorizar iniciativas que dialogam com os desafios contemporâneos e promovem a transformação social.
O reconhecimento da ANPOCS, com a premiação a este projeto, é muito importante para as pesquisas sobre menstruação nas Ciências Sociais. O tema, que é usualmente mais atribuído à área biomédica, costuma sofrer, em outros espaços acadêmicos, com os mesmos interditos, invisibilidades e restrições aos quais a menstruação é socialmente submetida.
A cerimônia de entrega do prêmio pode ser vista no canal do Youtube da Anpocs, por este link.